sábado, 3 de março de 2018

CUBISMO

Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu. Surgiu no século XX. As principais característica do Cubismo são a utilização de formas geométricas para representação figurativa e a decomposição e fragmentação de planos e perspectivas.
Os Artistas que são considerados os criadores co Cubismo são: Pablo Picasso e Georges Braques. Mas além de Picasso e Braques,  artistas como Juan Gris e Fernand Léger tiveram destaque no Cubismo.
Chaves para Monalisa. Fernad Léger.

Violão e Guitarra. Juan Gris.
A Obra "Les demoisellers d'Avignon" de 1907 criada por Pablo Picasso é considerada O marco inicial do Cubismo.
Les desmoisellers d'Avignon. 1907. Pablo Picasso.

Características do Cubismo:
  • Utilização de formas geométricas.
  • Decomposição das imagens em formas geométricas.
  • Renúncia do uso de perspectiva.
  • Utilização de tons monocromáticos nas obras (Ocre, Marrom, Preto e Branco).
  • Pintura escultórica.
  • Reconstrução das imagens através do uso da colagem.
O Cubismo é considerada uma arte inovadora e também mental, dessa forma, cada aspecto da obra em si, deve ser estudada e analisada individualmente. Costuma-se dividir o Cubismo em três fases. Cubismo Césanniano, Cubismo Analítico e Cubismo Sintético.

No Cubismo Césanniano também conhecida como fase "pré-analítica" as obras tinha forte influência do trabalho de Paul Cézanne. Com uso de formas simplificadas e forte influência da arte africana, por exemplo, é possível notar nitidamente traços de máscaras africanas na obra de Pablo Picasso "Les demoiselers d'Avignon". É válido salientar que as obras de Cézanne ajudaram a consolidar o cubismo.

O Cubismo Analítico é considerado o Cubismo puro. As figuras são decompostas por formas geométricas e há alguma dificuldade em se interpretar as obras. As obras possuem tons monocromáticos geralmente marrons, verdes e cinzas.

O Cubismo Sintético teve como característica principal a introdução da colagem na reconstrução das imagens que outrora na analítica do cubismo eram decompostas. As imagens reconstruídas nas colagens mantinham a sua fisionomia de forma reduzida, apresentando o mínimo para o seu reconhecimento.
No Brasil encontramos características artísticas nas obras de Anita Malfati, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari entre outros.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CUBISMO . In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/termo3781/cubismo>. Acesso em: 03 de Mar. 2018. Verbete da Enciclopédia.
ISBN: 978-85-7979-060-7
CUBISMO. Disponível em <https://www.significados.com.br/cubismo/>Acesso em 03 de março 2018.
CHAVES PARA A MONALISA. Fernand Léger. Disponível em <http://wwwpoetanarquista.blogspot.com.br/2011/02/cubismo-fernand-leger.html>. Acesso em 03 de Março 2018.
VIOLÃO E GUITARRA. Juan Gris. Disponível em <http://valiteratura.blogspot.com.br/2010/10/juan-gris.html>. Acesso em 03 de Março 2018.
AS SENHORITAS DE AVIGNON. Pablo PicassoDisponível em <https://artes.umcomo.com.br/artigo/cubismo-o-que-e-e-como-surgiu-20057.html>. Acesso em 15 de Fev. 2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário