Tema: Arte Rupestre
Material necessário:
Lápis grafite, Cartolina ou folha
para desenho tamanha grande, lápis de cor, carvão ou giz de cera (preto
vermelho ou marrom).
Nesta Atividade o professor deve
separar a turma em grupos de quatro ou seis alunos. E delimitar um tempo para a
realização da atividade. Feito isso os
alunos devem representar duas situações por meio de desenho coletivo. Um
desenho deve ser sobre o mundo atual, a realidade em que vivem. O outro desenho
deve ser sobre o mundo primitivo. Os alunos devem desenhar o que imaginam sem
pesquisar, procurando representar todos os aspectos possíveis.
Para o desenho sobre a atualidade
os alunos devem usar lápis grafite para desenhar, e lápis de cor para colorir.
![]() |
Desenho de alunos da escola Edison Quintana. Ibirubá. RS. Profº Flávio |
Para o desenho primitivo (Arte
rupestre) os alunos devem usar apenar uma das opções (carvão ou giz de cera).
![]() |
Desenho de alunos da escola Edison Quintana. Ibirubá. RS. Prof° Flávio |
Depois de prontos os desenhos abra
espaço para um pequeno debate utilizando as seguintes perguntas:
1. Os
grupos representaram situações parecidas?
2. As
ideias que procuraram representar estão claras nos desenhos?
3. Quais
as diferenças entre representar algo que
conhecem e algo de imaginação?
4. Comparem
também os resultados com os dois materiais diferentes: O carvão e o grafite,
ou, o giz de cera e o grafite. Suas características influenciaram o resultados?
5. O
que possuem em comum?
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Arte em Interação - Manual do Professor / FRENDA, Perla; GUSMÃO, Tatiane C.; BOZZANO, Hugo L. B. Arte em Interação. - 1. ed. - São Paulo : IBEP, 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário