Enquanto a arte egípcia é uma arte ligada ao espírito, a
arte grega liga-se à inteligência, pois os seus reis não eram deuses, mas seres
inteligentes e justos que se dedicavam ao bem-estar do povo. A arte grega
volta-se para o gozo da vida presente. Contemplando a natureza, o artista se
empolga pela vida e tenta, através da arte, exprimir suas manifestações. Na sua
constante busca da perfeição, o artista grego cria uma arte de elaboração
intelectual em que predomina o ritmo,
o equilíbrio, a harmonia ideal. Ele tem como características:
● o racionalismo;
● amor pela beleza;
● interesse pelo homem, essa pequena criatura que é “a
medida de todas as coisas”;
● a democracia.
ARQUITETURA
As edificações que despertaram maior interesse são os
templos. A característica mais evidente dos templos gregos é a simetria entre o
pórtico de entrada e o dos fundos. O templo era construído sobre uma base de
três degraus. O degrau mais elevado chamava-se estilóbata e sobre ele eram
erguidas as colunas. As colunas sustentavam um entablamento horizontal formado
por três partes: a arquitrave, o friso e a cornija. As colunas e entablamento
eram construídos segundo os modelos da ordem dórica, jônica e coríntia.
● Ordem Dórica - era simples e maciça. O fuste da coluna era
monolítico e grosso. O capitel era uma almofada de pedra. Nascida do sentir do povo grego, nela se
expressa o pensamento. Sendo a mais antiga das ordens arquitetônicas gregas, a
ordem dórica, por sua simplicidade e severidade, empresta uma ideia de solidez
e imponência.
● Ordem Jônica - representava a graça e o feminino. A coluna
apresentava fuste mais delgado e não se firmava diretamente sobre o estilóbata,
mas sobre uma base decorada. O capitel era formado por duas espirais unidas por
duas curvas. A ordem dórica traduz a forma do homem e a ordem jônica traduz a
forma da mulher.
● Ordem Coríntia - o capitel era formado com folhas de
acanto e quatro espirais simétricos, muito usados no lugar do capitel jônico,
de um modo a variar e enriquecer aquela ordem. Sugere luxo e ostentação.
Os principais monumentos da arquitetura grega:
● Templos, dos quais o mais importante é o Partenon de Atenas.
Na Acrópole, também, se encontram as Cariátides, que homenageavam as mulheres
de Cária.
● Teatros, que eram construídos em lugares abertos (encosta)
e que compunham de três partes: ○ a
skene ou cena, para os atores; ○ a
konistra ou orquestra, para o coro; ○ o
koilon ou arquibancada, para os espectadores.
Um exemplo típico é o Teatro de Epidauro, construído, no séc. IV A.C.,
ao ar livre, composto por 55 degraus divididos em duas ordens e calculados de
acordo com uma inclinação perfeita. Chegava a acomodar cerca de 14.000
espectadores e tornou-se famoso por sua acústica perfeita.
● Ginásios, edifícios destinados à cultura física.
● Praça - Ágora onde os gregos se reuniam para discutir os mais
variados assuntos, entre eles; filosofia.
PINTURA
A pintura grega concentra-se na arte cerâmica. Os vasos
gregos são também conhecidos não só pelo equilíbrio de sua forma, mas também pela
harmonia entre o desenho, as cores e o espaço utilizado para a ornamentação. Além
de servir para rituais religiosos, esses vasos eram usados para armazenar,
entre outras coisas, água, vinho, azeite
e mantimentos. Por isso, a sua forma correspondia à função para
que fossem destinados:
● Ânfora - vasilha em forma de coração, com o gargalo largo ornado
com duas asas;
![]() |
Ânfora, Exéquias, figuras negras, cerca 530 a.C., Museu Gregoriano, Vaticano, Roma |
● Hidra - (derivado de dor, água) tinha três asas, uma vertical
para segurar enquanto corria a água e duas para levantar;
● Cratera - tinha a boca muito larga, com o corpo em forma de
um sino invertido, servia para misturar água com o vinho (os gregos nunca
bebiam vinho puro), etc. As pinturas dos vasos representavam pessoas em suas
atividades diárias e cenas da mitologia grega. O maior pintor de figuras negras
foi Exéquias.
![]() |
Vaso François, cratera, Museu Arqueológico Etrusco, Florença, Itália. |
A pintura grega se
divide em três grupos:
● figuras negras sobre o fundo vermelho
● figuras vermelhas sobre o fundo negro
● figuras vermelhas sobre o fundo branco
ESCULTURA
A estatuária grega representa os mais altos padrões já
atingidos pelo homem. Na escultura, o antropomorfismo - esculturas de formas
humanas - foi insuperável. As estátuas adquiriram, além do equilíbrio e
perfeição das formas, o movimento.
No Período Arcaico os gregos começaram a esculpir, em
mármores, grandes figuras de homens. Primeiramente aparecem esculturas simétricas,
em rigorosa posição frontal, com o peso do corpo igualmente distribuído sobre
as duas pernas. Esse tipo de estátua é chamado Kouros (palavra grega: homem jovem).
No Período Clássico
passou-se a procurar movimento nas estátuas, para isto, se começou a usar o
bronze que era mais resistente do que o mármore, podendo fixar o movimento sem
se quebrar. Surge o nu feminino, pois no período arcaico, as figuras de
mulheres eram esculpidas sempre vestidas.
No período
Helenístico podemos observar o crescente naturalismo: os seres humanos não eram
representados apenas de acordo com a idade e a personalidade, mas também
segundo as emoções e o estado de espírito de um momento. O grande desafio e a
grande conquista da escultura do período helenístico foram à representação não
de uma figura apenas, mas de grupos de figuras que mantivessem a sugestão de
mobilidade e fossem bonitos de todos os ângulos que pudessem ser observados.
Os principais mestres da escultura clássica grega são:
● Praxíteles, celebrado pela graça das suas esculturas, pela
lânguida pose em “S” (Hermes com Dionísio menino), foi o primeiro artista que
esculpiu o nu feminino.
● Policleto, autor de Doríforo - condutor da lança, criou
padrões de beleza e equilíbrio através do tamanho das estátuas que deveriam ter
sete vezes e meia o tamanho da cabeça.
● Fídias, talvez o mais famoso de todos, autor de Zeus Olímpico,
sua obra-prima, e Atenéia. Realizou toda a decoração em baixos-relevos do
templo Partenon: as esculturas dos frontões, métopas e frisos.
●Lisipo, representava os homens “tal como se veem” e “não como
são” (verdadeiros retratos). Foi Lisipo que introduziu a proporção ideal do
corpo humano com a medida de oito vezes a cabeças.
● Miron, autor do Discóbolo - homem arremessando o disco.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARTE GREGA. Disponível em <http://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-na-antiguidade/arte-grega>. Acesso em 18 de Fev. 2018
COLUNA JÔNICA. Disponível em <http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2013/02/o-que-e-coluna-jonica>. Acesso em 22 de Fev. 2018.
COLUNA DÓRICA. Disponível em <http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2013/02/o-que-e-coluna-dorica>. Acesso em 22 de Fev. 2018.
COLUNA CORÍNTIA. Disponível em <http://www.colegiodearquitetos.com.br/dicionario/2013/02/o-que-e-coluna-corintia>. Acesso em 22 de Fev. 2018.
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